MINHA

HISTÓRIA

JOÃO CAMPOS

João nasceu no Recife, capital de Pernambuco. Com 460.387 votos obtidos na eleição de 2018, é o deputado federal mais votado da história de seu estado. Ele é filho de Eduardo Campos e bisneto de Miguel Arraes, ex-governadores de PE e políticos de renome nacional.

NA ENGENHARIA

Bacharel em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), João foi assistente de pesquisa em um projeto sobre inundações durante seus estudos de graduação. Sua monografia, inclusive, abordou os desafios do semiárido na região Nordeste. Quando adolescente, começou a visitar o semiárido pernambucano e concentrar sua energia e interesse nessa área relativamente pouco desenvolvida.

NA POLÍTICA

João sempre se interessou por política e participou de eventos e campanhas políticas desde a infância, acompanhando seu pai pelas diversas regiões de PE. Antes de concorrer a um assento na Câmara dos Deputados, ele participou das eleições de 2006, 2010, 2012 e 2016. Em
reconhecimento às suas atividades políticas, em 2014 o partido o elegeu como
secretário estadual de organização

do PSB.

NO EXECUTIVO

Mais tarde, em 2016, o governador de Pernambuco convidou-o para o cargo de chefe de gabinete, devido ao seu envolvimento ativo no partido local. Como chefe de gabinete, João era responsável pela organização das atividades do próprio governador, assessorando e preparando as reuniões políticas e administrativas. Esse papel no Governo de Pernambuco permitiu-lhe desenvolver uma compreensão mais ampla sobre a administração do estado, bem como ver o quadro econômico e social completo do Estado.

NO LEGISLATIVO

Nas eleições de 2018, João foi o deputado federal mais votado da história de Pernambuco e o 5º mais votado do Brasil, com 460.387 votos. Como congressista, João é Vice-Líder do PSB na Câmara dos Deputados, membro Titular na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) – a mais importante da casa legislativa, Vice-Coordenador da Comissão Externa destinada a acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos do Ministério da Educação (COMEX) e membro da Comissão do PL 4881/12 da Política de Mobilidade Urbana. Além disso, o deputado é Suplente nas Comissões: da PEC 015/15 – FUNDEB; Ciência e Tecnologia; CPI - Rompimento da Barragem de Brumadinho; Comissão Externa Desastre de Brumadinho, Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Comissão de Educação. João também integra a Frente de Economia e Cidadania Digital enquanto Coordenador de Desenvolvimento Urbano e Smart Cities. João tem pautado sua atuação na defesa das pessoas com deficiência e com condições especiais como a Síndrome de Down. Outros temas que têm sido prioritários na suas ações são: a defesa da educação pública, a reforma da previdência, o desenvolvimento sustentável e preservação ambiental, as tecnologias para o desenvolvimento urbano e a mobilidade, além de políticas públicas para voltadas à saúde, segurança, geração de emprego, distribuição de recursos hídricos, bem como a transparência na política e o diálogo constante com a população.

Siga João nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Youtube
  • Spotify

© 2019 | João Campos